1. Início
  2. Docs
  3. DaaS
  4. Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

1 – O que é o DEVPORTAL?

Trata-se de um portal de desenvolvimento  localizado no endereço https://devportal.dataprev.gov.br no qual há várias informações sobre as APIs, consoles para testes e sdks para download. No portal também é feito o registro de aplicações que consumirão as APIs.      

2 – No DEVPORTAL, é possível baixar arquivos para teste?

Sim.  Na aba operações da API é possível baixar uma arquivo para testes. Clique no link /swagger.json com o botão direito do mouse e selecione a opção Salvar link como, escolha um diretório no seu computador e nomeie o arquivo, por exemplo, “contrato.js”

3 – Em quais ambientes são hospedadas as API da Dataprev?

As APIs da Dataprev possuem um ambiente único para consumo de degustação, disponível abertamente para o público, e de produção para consumo para seus clientes.

O ambiente de degustação funciona como ambiente de teste e desenvolvimento, com a utilização de dados fictícios, também chamado de dados mockados, a fim de permitir que o desenvolvedor tenha o primeiro contato e entenda o funcionamento da API. Desta forma, os dados de retorno são utilizados para testes unitários e de integração.

4 – Quais são os princípios das API?

Nossas APIs seguem os seguintes princípios:

Restful

Nossas APIs estão aderentes aos conceitos de Restful sempre que possível.

Agnósticas

Nossas APIs são agnósticas à implementação, podendo ser implementada em diversas linguagens de programação.

Segurança

Nossas APIs são desenvolvidas observando todos os critérios de segurança esperados para as transações para clientes de governo e cidadão.

5 – Qual é o padrão que as respostas das API se utilizam?

Em nossas APIS, as respostas seguem o padrão de HTTP Status code [RFC 7231]:

200-299 – A requisição foi recebida e executada com sucesso.

400-499 – A requisição contém um erro de sintaxe ou formatação e não pode ser realizada.

500-599 – O servidor possui um erro e não pode executar uma requisição aparentemente válida.

6 – Quais são os HTTP Status Code mais utilizados?

Nossos HTTP Status Code mais utilizados são:

200Ok
201Created
400Bad Request
403Forbidden
404Not Found
405Method Not Allowed
429Too Many Requests
500Internal Server Error
503Service Unavailable

7 – É possível realizar testes com a API de degustação?

Sim, é possível realizar testes com a API de degustação, utilizando, por exemplo, o aplicativo Postman. Faça o download e a instalação do mesmo para prosseguir.

Uma vez instalado, no momento, é necessário desativar a checagem de SSL para consulta às APIs de degustação. No Postman, entre em Settings (engrenagem no canto superior direito), e em seguida desmarque a opção SSL certificate verification e feche a janela.:

Depois do Postman configurado, é necessário fazer o download do arquivo swagger com os contratos consolidados e da planilha com os dados de referência para testes.

Uma vez que os tenha, importe arquivo json no Postman:

Depois da importação, é necessário obter o token para consulta. Isso é feito via chave e segredo, ambos já configurados no arquivo. Uma vez importada a coleção, clique em Dataprev para abrir as opções de autenticação:

8 – Como faço para subcrever a API contratada?

É necessário acessar o portal de desenvolvimento, cadastrar uma aplicação e realizar a subscrição da API. Estes passos serão detalhados a seguir. 

Registre-se no DevPortal

 O primeiro passo para realizar o consumo de uma API Dataprev inicia com a solicitação de cadastro feita por meio do gerente de contas. Após a realização do cadastro, o parceiro receberá um e-mail com link para alterar a senha de acesso à área privado do portal de desenvolvimento. 

O acesso ao portal é realizado por meio do endereço https://devportal.dataprev.gov.br. Para iniciar, basta acessar a opção Entrar e, na nova tela, informar o CPF, a nova senha e clicar no botão SIGN IN:

Cadastre a Aplicação

 Após acessar o portal de desenvolvimento, será necessário cadastrar uma aplicação. Acesse o menu Aplicações, em seguida Adicionar aplicação. Informe o nome da aplicação e acione o botão Adicionar

Para finalizar o cadastro da aplicação é preciso gerar as chaves que serão utilizadas para obtenção de tokens de acesso. Acesse a aba Chaves de Produção, marque os Grant types Client Credential e Refresh Token, e acione o botão Gerar Chaves

Realizado o cadastro da aplicação, é necessário realizar a subscrição na API. Para realizar a subscrição, acesse o menu APIs e selecione a API desejada.

Concluído o processo de subscrição de uma API, o passo final é configurar a aplicação cliente com a Consumer Key e Consumer Secret geradas e também com a URI da API subscrita. Concluído estes passos a aplicação estará pronta para consumir uma API Dataprev.

9 – O que são os Grant Types?

São fluxos por meio do qual aplicações podem obter tokens para acesso a APIs, seus recursos e operações. O protocolo OAuth 2.0 oferece vários fluxos.

10 – Como é medido o consumo do Serviço de consulta à API?

Para se chegar ao faturamento mensal, é utilizado o mecanismo de bilhetagem para medição da quantidade consumida da capacidade de uma API. O Bilhetador considera o respectivo plano de inscrição e é capaz de aferir o consumo pelo número total de requisições discriminadas (sucesso e insucesso) e o percentual de consumo frente ao respectivo plano contratado. O cliente receberá na data acordada o RGNS – Relatório de Gerenciamento de Nível de Serviços com todas as informações sobre a prestação de serviço no mês em análise, o que inclui seu consumo aferido por meio da bilhetagem do serviço.

11 – Qual a Disponibilidade do Serviço?

As APIs que atenderão o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil estarão disponíveis em regime de operação 24×7, exceto durante janelas de manutenção programadas, conforme calendário anual de manutenções programadas da Dataprev. O índice de disponibilidade do serviço será de 96% (noventa e seis porcento) dentro dos horários previstos no regime de operação. Já o índice de TMRI será aplicado com a tolerância de até 4 (quatro) horas para cada registro de incidente grave de indisponibilidade ocorrido.

12 – O que são APIs ConectaGov?

O ConectaGov consiste na realização de consultas por meio de webservice, oferecidas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital – SGD, nas bases de dados governamentais, via gateway de API, que serão disponibilizadas mediante chamadas pelas aplicações/serviços de Governo.

13 – No Postman é possível fazer consulta em Lote?

Sim, pois o Postman é um programa de consulta a APIs. Mas, no caso das API disponibilizadas pela DATAPREV, não é possível obter esta consulta por meio de uma única operação, pois não possui endpoints para esta finalidade. Entretanto, é possível criar um loop de consulta na ferramenta que possibilite realizar a operação “n” vezes.

14 – Para quem devo encaminhar solicitação de acesso aos Dados do CNIS?

A solicitação deve ser encaminhada à Diretoria de Benefícios do INSS por meio do email:

dirben@inss.gov.br

15 – Como faço para acessar o Portal de Desenvolvimento?

O acesso ao portal é realizado por meio do endereço https://devportal.dataprev.gov.br.  Para  iniciar  basta  acessar  a opção Entrar(Figura 1), informar o CPF, a nova senha e clicar no botão SIGN IN.

16 – Como faço para cadastrar uma aplicação no DEVPortal?

Acesse o Menu Aplicações, e acione o botão Adicionar Aplicação. Informe o nome da Aplicação e acione o Botão Adicionar.

Para  finalizar  o  cadastro  da  aplicação  é  preciso  gerar  as  chaves  que  serão utilizadas  para  obtenção  de  tokens  de  acesso. Acesse  a  aba Chaves  de Produção marque  os Grant  type a serem  utilizados  e  acione  o  botão Gerar Chaves.

17 – Como subscrever a API de Teste?

Realizado o cadastro da aplicação, é necessário realizar a subscrição da API de Degustação.  Estas  APIs são  disponibilizadas para  que  os  desenvolvedores possam  testar  suas  aplicações.  APIs  de  Degustação  contemplam  as  mesmas definições da API, porém utilizam dados fictícios (API Mocking).Para  realizar  a  subscrição,  acesse  o  menu API se  selecione  a  API  de Degustação desejada.

Ao acessar a API, no canto superior direito, selecione a aplicação criada, plano de consumo disponível e acione o botão subscrever.

18 – Como realizar um Teste na API?

Concluída a subscrição, é possívelrealizar um teste com a API de Degustação,utilizando,por exemplo,o aplicativo Postman.Inicie realizando o download da definição da API, na aba operações da API, no link /swagger.json, clique com o  botão  direito  do  mouse  e selecione a  opção Salvar  link  como,escolha um diretório  no  seu  computador  e  nomeie  o  arquivo  com  um  nome,  por  exemplo, “contrato.js”.

Em seguida realize a importação no Postman. Acesse o menu File opção Import.

Clique  no  botão Upload  Files e então selecione  o  arquivo salvo anteriormente.

Nas opções request parameter generati one response parameter Generation selecione Schema . Acione o botão Importe posteriormente o botão Confirme and Close.

Na  aba collections selecione  a  coleção  para  configuração  de  segurança  e obtenção do Acess Token. Inicie selecionando OAuth 2.0em Authorization, no campo Type.

Na aba Authorization, em Configure new token, dê um nome para o token no campoToken name. Em Grant Type selecione Client Credentials, em Access Token  URL informe  a  URL https://api.dataprev.gov.br/token. Em Client  ID informe  o Consumer  Key, em Client  Secret informe  a Consumer  Secret, ambos gerados no cadastro de aplicação. Acione o botão Get New Access Token.

Caso  a  API  tenha  definido  escopos  customizados  para  acesso  a  recursos  e operações,  será  necessário  informar  o  escopo,  em Scope,  para  geração  do token.

Após a obtenção do token aparecerá uma tela confirmando a requisição de um novo token.

Acione o Botão “Use Token”.

Estando configurado o token de acesso, é hora de testar as operações da API. As operações podem ter como entrada um ou mais parâmetros dos tiposcPath ou Query, que devem ser informados na aba Params.

Algumas operações podem receber um objeto jsonde entrada com um conjunto de dados. Este objeto deve ser informado na aba Body.

19 – Como faço para realizar o Teste de Operação da API?

Para realizar o teste da operação da API, é necessário fazer uso do token de acesso configurado nos passos anteriores. Então, no postman, na aba Auth em Type selecione  OAuth  2.0  e  em Acess  Token selecione  o  token  (nome) configurado.

20 – Como subscrevo a API no ambiente de Produção?

Para realizar a subscrição, acesse o menu APIs e selecione a API desejada. Ao acessar  a  API,  no  canto  superior  direito,  selecione  a  aplicação,  o  plano  de consumo disponível e acione o botão subscrever.

Este artigo foi útil para você? Não Sim 1

How can we help?

Tabela de Conteúdo