1. Início
  2. Docs
  3. b-CPF e b-CNPJ
  4. Conceitos de blockchain

Conceitos de blockchain

Blockchain (também conhecida como “o protocolo de confiança”) é uma tecnologia de registro distribuído, implementada através de nós de uma rede de computadores, que utiliza a descentralização como medida de confiança. 

A partir de um conjunto de nós, a rede blockchain implementa estratégias de compartilhamento de informações e tomada de decisão distribuída, realizando a gestão global dos dados. 

Para alcançar esse objetivo, a blockchain utiliza uma estrutura conhecida como “Livro-caixa” ou “Livro razão” (ver a seguir) que, analogamente a um livro-caixa contábil, adiciona informações de transações que ocorreram na rede, de modo linear e cronológico. 

Protocolos criptográficos garantem que a informação do livro-caixa não pode ser alterada, viabilizando a implementação da não repúdio. 

Nesta arquitetura, toda transação deve ser processada e armazenada por cada um dos participantes, garantindo que apenas as mudanças consentidas por todos tenham validade. 

Integridade da Rede

Os participantes de uma rede blockchain tem como atribuição primordial minerar os blocos de dados relativos às transações realizadas na rede. A mineração é a atividade de validação realizada pelos nós (computadores), onde um desafio matemático é resolvido a fim de comprovar a autenticidade das transações contidas em um novo bloco. A cada novo bloco encadeado a rede impõe maior dificuldade à possibilidade de alterações arbitrárias, mantendo a rede saudável. Em redes blockchain públicas que implementam criptomoedas (ex: Bitcoins), o trabalho de mineração pode ser recompensado com frações de criptomoedas.

Livro-Caixa Distribuído – Distributed Ledger

Os Livros-caixa podem ser considerados a fundação da contabilidade, sendo tão antigos quanto o dinheiro e a escrita. Com o advento dos computadores, os livros em papel foram cedendo espaço para registros digitais, e mais recentemente, com o uso de criptografia, tornou-se possível a criação de livros-caixa distribuídos, ampliando o uso deste conceito em outros campos de aplicação. 

Em sua forma mais pura, um livro-caixa distribuído é uma base de dados mantida e atualizada de maneira independente por cada um dos participantes (nós) em uma rede blockchain. Não existe uma figura central, todos os nós possuem uma cópia das transações realizadas, garantindo redundância e integridade na rede. 

Contratos Inteligentes – Smart Contracts

Contratos inteligentes são protocolos eletrônicos, definidos através de linguagem de programação específica, com o objetivo de facilitar qualquer tipo de transação entre duas ou mais partes. Através da aplicação das regras definidas no contrato, garante-se a rastreabilidade, a confiabilidade e a legitimidade das transações e elimina-se a necessidade de envolvimento de terceiros responsáveis pela mediação entre as partes.

Benefícios

Conforme entendimento teórico, os maiores benefícios alavancados pelo uso do blockchain são:  

Transparência  

Uma vez que o livro de registro de transações é distribuído, sendo ele mantido por todos os nós da rede, há transparência entre os participantes da rede no que se refere às operações realizadas sobre os dados.  

Segurança  

Numa rede blockchain, diversos mecanismos de segurança zelam pela integridade da mesma. Transações só são adicionadas ao blockchain depois de validadas por determinados nó; quando esta adição ocorre, a transação é encriptada antes de ser armazenada; por fim, o armazenamento dos dados e transações se dá em todos os nós, o que faz com que seja mais difícil que hackers forjem transações ou alterem o passado.  

Rastreabilidade 

A manutenção de todo o histórico de transações da rede faz com que seja possível mapear o histórico completo de todos os dados trocados. 

Eficiência e Velocidade 

Processos que envolvem documentos físicos e contratos estipulados em papel são difíceis de validar e suscetíveis a falhas humanas. Se o processo e o contrato forem estipulados digitalmente, de uma maneira que todos os entes envolvidos nele possam validá-lo rapidamente, ganha-se eficiência e velocidade na troca de informações. 

Custos Reduzidos 

O uso do blockchain elimina intermediários em negociações, pois todos os detalhes que governam a troca de ativos e informações são estipulados na parte lógica da rede: o contrato inteligente. Tendo em vista que este precisa ser instalado por todos os participantes, e que a troca de informações não ocorre caso este não seja igual em todos os pontos da rede, os custos com esta intermediação são reduzidos. 

Este artigo foi útil para você? Não Sim 1

How can we help?

Tabela de Conteúdo