1. Início
  2. Docs
  3. Computação
  4. GovCloud – IaaS
  5. Tutoriais IaaS
  6. Realizando operações Básicas em vApps – Opção DETALHES

Realizando operações Básicas em vApps – Opção DETALHES

 

Pré-requisito para compreensão deste artigo:

 

Ter conhecimentos gerais do vCloud Director e de Virtual Datacenter. Para mais informações, consultar o Guia do portal do tenant.

 

Objetivo:

 

Descrever as operações básicas aplicáveis aos vApps na opção DETALHES.

 

1) O QUE SÃO MÁQUINAS VIRTUAIS, VAPPS E ARQUIVOS OVA/OVF?

 

a) Máquina virtuais, ou VMs, são ambientes virtuais que funcionam como sistemas de computação com suas próprias CPU, memórias, interfaces de rede e armazenamento. Esses sistemas virtuais são criados a partir de um sistema de hardware físico localizado on-premise ou não.

 

b) vApps são conjuntos/agrupamentos de máquinas virtuais que possuem características e necessidades operacionais semelhantes. Os vApps são usados para organizar melhor o ambiente virtual e facilitar o gerenciamento.

 

c) OVA/OVF são arquivos de texto com especificações de um modelo de sistema virtual. É possível exportar máquinas virtuais, appliances virtuais e vApps no formato Open virtual (OVF) e Open Virtual Appliance (OVA). E em seguida, implantar o modelo OVF ou OVA no mesmo ambiente virtual ou em um ambiente virtual diferente.

 

2) OPERACIONALIZANDO VAPPS – Conhecendo os recursos da Opção (1) DETALHES aplicáveis aos vApps:

 
 

IMPORTANTE: A visualização destes recursos é realizada no vCloud Director, logando na Org do órgão/entidade com usuário, senha e função apropriada. Em caso de dúvidas sobre como logar no VCD, consulte o artigo vCloud Director: Conceito, Acesso, Recursos Gerais e Layout.

 

 

 

  • Aba Detalhes (1a): Lista as máquinas virtuais associadas ao vApp, permite acesso às definições destas VM, além de informações específicas sobre os vApps:
    • (i) Lista as Máquinas Virtuais e acesso às configurações de hardware e redes de cada VM que compõe o vApp (clicando no link da VM);
    • (ii) Fornece informações básicas do vApp e permite a edição do nome deste componente;
    • (ii) Fornece informações básicas do vApp e permite a edição do nome deste componente;
    • (iii) Define da ordem de parada e início de cada VM;
    • (iv) Identifica os grupos e usuários que possuem visibilidade e gerência do vApp e das VM. Avalie:
  • b) Aba Diagrama de Redes (1b): Em (i) é possível adicionar uma nova VM ao vApp ou associar uma rede a ele. Além disso, a referida aba identifica em que redes (ii) estão inseridas as Máquinas Virtuais (iii) do vApp:
  • c) Aba Redes (1c): Identifica em que redes associadas ao vApp (i)
  • d) Aba Metadados (1d): Nesta opção (i), é fornecido recurso de uso geral para associar metadados definidos pelo usuário a um objeto:
Este artigo foi útil para você? Não Sim

How can we help?

Tabela de Conteúdo